Edição:  
    Atepi

    Por quê reciclar seus eletrônicos ?

    Em uma época em que grande parte da população mundial possui algum eletrônico, esses objetos normalmente possuem um tempo de vida curto e acabam sendo descartados de forma incorreta e prejudicial,o projeto Recitrônico surge como uma forma de reciclagem e descarte adequado desses equipamentos e peças.

    Com o  grande uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados. 

     

    A vida útil dos equipamentos é curta e sua obsolescência cada vez mais rápida faz com que a maioria de seus descartes seja em lixo comum, o que causa danos ambientais consideráveis assim como prejudica a saúde do homem. 

     
    Componentes como computadores, monitores, celulares, pilhas e baterias, televisores, lâmpadas entre outros fazem parte do lixo eletrônico. Na fabricação desses materiais são usadas substâncias que se não forem descartados corretamente podem representar sérios riscos aos meios de vida. 

     

    A soluçãoreciclagem.  

     

    Inicialmente, serão reaproveitados alguns materiais e oque não puderem ser reaproveitadosão descartadocom segurança, em lugares próprios, preparados e autorizados para esse tipo de procedimento, evitando a exposição desses elementos e a contaminação do meio ambiente e dano aos seres vivos. 

     

     

     

     

    projeto Recitrônico é um programa doRotary Club de Piracicaba que possui apoio da Atepi e que visa garantir que esses eletrônicos cheguem ao seu destino correto, os quais são divididos em quatro cenários: 

     

    - Os equipamentos quebrados e sem conserto serão entregues para a empresa recicladora, que desmontará os equipamentos de forma correta e selecionará os materiais para realizar a destinação ambientalmente correta. 

     

    - Através da parceria com o projeto PapaPilha também será realizado o descarte correto das pilhas forem entregues. 

     

    - Equipamentos em funcionamento ou que podem ser consertados serão vendidos a preços simbólicos no Bazar Rotary, cuja arrecadação será revertida para os projetos globais do Rotary Internacional.  

     

    - Já os equipamentos antigos serão destinados ao Museu TIC de Piracicaba, organizado pela Atepi – Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba e Região. 

     

     

    A  5ª edição doRecitrônico,realizado em agosto, coletou 4.500 quilos de produtos eletrônicos destinados à reciclagem e contou com a presença de personalidades importantes como o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri e o presidente da Uniodonto Piracicaba, Dr. Cláudio Zambello. 

     

     

     

    Vale lembrar que o Recitrônico passou a contar com edições mensais localizadas na Casa da Amizade de Piracicaba e que a partir de agosto, através de uma parceria firmada entre a Uniodonto Piracicaba e a Atepi, a sede administrativa da Uniodonto Piracicaba é um ponto de coleta de pilhas e materiais eletrônicos. 

     

     

    Colaboradores do artigo: Raissa Santos - Atepi, Vitor Vencovsky - Gismaps.