Edição:  
    Tecnologia

    A criptografia do WhatsApp

    Conheça o recurso do WhatsApp que tem a intenção de cifrar suas mensagens para que somente o seu destinatário seja capaz de ler.

    O recurso da criptografia de ponta-a-ponta do aplicativo WhatsApp é um recurso de segurança  utilizado pela empresa que visa criptografar as mensagens e chamadas do app de modo a preservar a privacidade dos usuários.

    Em que consiste, mais precisamente, essa criptografia ?

     

     

    Basicamente, em blindar cada mensagem escrita com uma chave temporária e única que só pode ser decifrada pelo receptor em seu celular. Ou seja: ao redigir uma mensagem, esta sai do celular já criptografada, viaja até os servidores do WhatsApp nessa mesma condição e vai dali para o destinatário, que será o único capaz de ter acesso a ela. 

     

     

     

     

    De certa forma, o impedimento de que funcionários do WhatsApp tenham acesso à mensagem também protege a empresa. No início de março, o vice-presidente do Facebook (empresa que é dona do WhatsApp) no Brasil foi preso por não ter repassado informações de mensagens que circularam no aplicativo. Com o modelo de chave criptográfica, nem mesmo o WhatsApp teria acesso a essas mensagens. 

     

     

    Nos Estados Unidos, há uma polêmica entre a Apple e o FBI. A polícia pede que a empresa divulgue dados de mensagens em uma investigação sobre terrorismo. Porém, a Apple (que usa a criptografia de ponta-a-ponta) afirma que seria preciso criar uma “chave mestra” para desbloquear as mensagens e que isso acarretaria no fim da privacidade de usuários.  

     

     

    Fonte: https://goo.gl/CvUdv1