Edição:  
    Mercado

    Gigantes perdidas no tempo

    Grandes empresas que já estiveram em evidência e que acabaram perdendo espaço ou sendo anuladas durante a evolução de novas tecnologias.

    O mundo evolui cada vez mais rápido. Exemplo disso é que entre a Revolução Industrial até a invenção dos primeiros computadores passaram-se apenas pouco mais de 100 anos, uma passagem rápida para a história da humanidade.

     

    Com essa evolução, a medida que coisas novas surgem e outras ficam obsoletas, elas são substituídas rapidamente, especialmente no campo das tecnologias da informação e comunicação.

     

    Inúmeras empresas que já fizeram parte do hall das gigantes da área tecnológica acabaram relegadas ao esquecimento, mesmice, irrelevância ou a falência.

     

    Conheça aqui algumas dessas gigantes perdidas no tempo.

     

     

    - Compaq Computer Corporation

     

    Fundada durante os anos 1980, a Compaq era uma empresa que desenvolvia, vendia e oferecia suporte a computadores, produtos e serviços relacionados. Chegou a se tornar a maior fornecedora de sistemas de computador do mundo durante os anos 90.

     

    A empresa lutou para se manter no mercado, mas acabou sendo vendida a HP por US$ 25 bilhões em 2002.

     

     

     

    - Eastman Kodak Company

     

     

     

    Mais conhecida como Kodak, a empresa multinacional foi especialista em equipamentos fotográficos para profissionais e amadores e ficou mundialmente conhecida pela produção e comercialização de filmes fotográficos, invenção de um de seus fundadores.

     

    Enquanto nos anos 1970 a Kodak dominava 90% do mercado de filmes fotográficos, o mesmo produto que fez se tornar gigante teve uma queda significativa de vendas durantes os anos 90 com a chegada da fotografia digital.

     

    A empresa pediu falência em 2012, e em 2013 abriu mão de vários de seus serviços.

     

    - Itautec S/A

     

     

    Fundada em 1979, a Itautec foi uma empresa com DNA 100% nacional e com especialização em equipamentos de TI, automação comercial e bancária.

     

    A empresa chegou a ter subsidiárias em alguns países, porém, em 2013, a Itautec encerrou suas atividades com esse nome, vendendo a maior parte de seus serviços a outras empresas dos setores.

     

     

    - SEGA

     

     

    Grande nome do mercado de console de vídeo games durantes os anos 80 e 90, a SEGA foi pioneira nas suas iniciativas inovadoras nas áreas de software e hardware.

     

    Seu último console, no entanto, causou enorme prejuízo a empresa, forçando uma reestruturação. Hoje em dia, a SEGA se dedica exclusivamente ao desenvolvimento de jogos para outras empresas.

     

     

    - Hewlett-Packard Company (HP)

     

    Durante muito tempo, a HP foi referência no mundo da tecnologia e uma das maiores empresas no ramo de computação, impressão e chegou a ser líder na fabricação de computadores pessoais, os famosos PCs (personal computer).

     

    Apesar de ainda estar no ramo, a HP já não é mais sinônimo de qualidade há algum tempo e mesmo apostando em mercados novos, como o de tablets, a empresa ainda precisa inovar para reconquistar o consumidor em larga escala.

     

     

    - BlackBerry

     

     

    A empresa foi mundialmente conhecida no ramo dos smartphones empresariais e comerciais e em 2010, chegou a dominar 43% do mercado.

     

    A companhia também possuí seus próprios sistemas operacionais para dispositivos mobile e que são exclusivos para uso em seus produtos.

     

    Seu declínio veio com a competição e dominação do mercado por produtos com as telas sensíveis ao toque. Atualmente, o valor da empresa concentra-se em suas patentes.

     

     

    - America Online (AOL)

     

     

     

    Fundada em 1985, empresa norte americana chegou a ser um dos principais personagens da revolução da internet e sua chegada ao cidadão comum.

     

    Conhecida por seu pacote de softwares, a  America Online,  ou AOL como era chamada, oferecia seus clientes a porta de entrada para a rede internacional de internet, ou a World Wide Web, e chegou a ter mais de 30 milhões de usuários em seus serviços.

     

     

    - Atari

     

     

    Marcada na memória daqueles que cresceram durante os anos 80 e 90, a empresa criou os primeiros arcades, máquinas de vídeo que eram alimentadas por fichas e moedas e o famoso Atari 2600, que marcou história e teve um sucesso imensurável.

     

    Atualmente, a companhia foca somente no desenvolvimento de jogos.

     

     

    Fonte e fotos: Tecmundo